Iniciadas inscrições para Projeto de Hidroginástica e Natação na Vila OlÃmpica
A Secretaria de Esportes e Recreação (SER) de Itabuna iniciou nesta terça-feira, 5, o período de inscrições para o Projeto Aquático Hidroginástica e Natação, com capacidade para atender até 700 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos na faixa etária de
O atendimento para matrículas está sendo feito de segunda a quinta-feira, no horário das 8h30min às 12h30min, na sede da Secretaria de Esportes, que funciona também na Vila Olímpica de Itabuna. Os alunos que integram o projeto devem apresentar no ato de inscrição a carteira emitida pela SER e atestado médico atualizado. Para os alunos ingressantes, além do atestado médico do ano em curso, é necessário entregar duas fotos ¾ e fotocopia da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento. Já para os menores em idade escolar é exigido ainda o atestado de matrícula 2013 fornecido pela escola.
Ao anunciar a abertura do processo de inscrições para Hidroginástica e Natação, o secretário Evans Maxwel Silva lembrou que incentivar, promover e aproximar à prática esportiva da população é algo inerente ao papel da Secretaria de Esportes e Recreação. “Resgatar essa dimensão foi um dos compromissos assumidos pelo prefeito Claudevane Leite e nós não descansaremos para que todos possam ter acesso às políticas públicas esportivas, como promotoras de melhor qualidade de vida”, argumentou.
Qualidade de vida e prevenção - Para a coordenadora do Projeto e professora de Educação Física, Nilza Campos, um dos grandes resultados proporcionados pela iniciativa da Secretaria de Esportes é a melhoria da qualidade de vida a partir da prevenção. Ela lembra que existe uma elevada quantidade de pessoas que não tem condições suficientes para bancar gastos com a prática de esportes, a exemplo da hidroginástica e natação. “Quando não são assistidas por políticas de governo as conseqüências são danosas aos cofres públicos, com gastos cada vez mais elevados no setor de saúde para combater doenças relacionadas ao sedentarismo”, frisou.
A aposentada Amezina Souza dos Santos, que desde 2008 freqüenta o projeto por indicação médica, revela os benefícios que a prática esportiva tem lhe proporcionado. “Antes, eu sofria muito devido a complicações com reumatismo e problemas de coluna. Agora, depois que comecei a praticar hidroginástica tenho obtido bons resultados, inclusive tendo melhor disposição para minhas tarefas diárias”, disse.
Outra que fala dos benefícios proporcionados pelo Projeto é a dona de casa e também aposentada Vilma Maria Leôncio. “Há cinco anos eu venho duas vezes por semana à Vila Olímpica para participar das aulas de hidroginástica e posso assegurar que a manutenção deste projeto é muito importante, não só para as pessoas da terceira idade, mas para todos que almejam uma melhor qualidade de vida e saúde no futuro, independente da idade”, disse dona Vilma.